Reuniões com Diretores da SEDUC-Sobral

 

No dia 11 de abril de 2019 o Projeto Música na Escola teve a honra de apresentar sua proposta de ação à diretoras e aos diretores das escolas de ensino fundamental do Município de Sobral.

Realizamos uma ação em 4 momentos:

1- Apresentação Artística comentada, com o Grupo de Choro da UFC-Sobral;

2- Percussão Corporal/Contação de Histórias;

3- Apresentação expositiva do Projeto Musica na Escola em 2018;

4- breve Roda de Conversa com os diretores e diretoras.

 

A apresentação do Grupo de Choro da UFC contou com os seguinte repertório: Diabinho Maluco (Jacob do Bandolim), Evocação a Jacob (Avena de Castro), Magoado (Dilermando Reis), Benzinho (Jacob do Bandolim) e Acariciando (Abel Ferreira). Em relação aos músicos, todos estudantes da Licenciatura em Música da UFC em Sobral, estavam presentes Mateus Araújo (Cavaco), Herculano Moreira (Violão 7 cordas), Laídia Evangelista (Bandolim), Neucleber Ribeiro (Violão 6 cordas) e Giovano Cunha (Pandeiro e Violão).

No momento de percussão corporal, o Jackson Crispim (estudante da licenciatura em Música) iniciou um processo de construir a rítmica básica do samba e choro através de uma contação de história na qual os diretores foram divididos em 4 grupos, que complementaram-se, cada um adicionando um ritmo à estrutura sonora geral.

Em seguida, Marcelo Mateus (prof. do Curso de Música da UFC-Sobral) apresentou o projeto utilizando slides com fotos das apresentações realizadas em 2018, além de apresentar a pergunta de pesquisa e a renovação do projeto para 2019 junto à SEDUC-Sobral.

Como último momento, perguntamos aos diretores das escolas quais as suas percepções no caso das escolas que acolheram o projeto em 2018. De maneira geral, todos os três diretores que contribuíram – Pedro, José Álvaro e Serginho – destacaram  a importância do projeto, as pontuais alterações no cotidiano da escola, assim como a necessidade de ampliação da ação para outras linguagens artísticas. Uma diretora destacou a importância do projeto também atender ao ensino infantil, ao qual o prof. Marcelo destacou que este é um objetivo mas ao qual ainda não estamos preparados.

Encerramos agradecendo a oportunidade de nos apresentar aos diretores e falar um pouco sobre o projeto. O prof. Marcelo falou brevemente sobre uma função das artes no projeto de formação do cidadão na escola básica e a importância de atividades de Educação Musical no desenvolvimento dos estudantes e professores. Registramos o momento com fotos do grupo junto com os diretores.

Gostaríamos de registrar a presença de alguns integrantes do projeto, como os estudantes Eliduane, Jackson, Kariny, Jheimison, Clara e Myllena, além do Prof. João Emanoel, um dos coordenadores do Projeto Música na Escola. Também destacamos a presença de parceiros da SEDUC, com o prof. Herbert Lima, Carolina Farias e Edna Lima.

Esperamos que este momento tenha sido uma culminância nesse processo de contribuir com o currículo da Escola Básica através de atividades formativas na área de Artes, especialmente em Educação Musical.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *