Orquestra de Violões – 26 de abril de 2019

Orquestra de Violões na Escola Osmar de Sá Ponte no dia 26 de abril de 2019

No dia 26 de abril de 2019 realizamos, no turno da manhã, mais um Recital Didático do projeto Música na Escola. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral Orquestra de Violões da UFC-Sobral se apresentou para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola Osmar de Sá Ponte.

Iniciamos uma participação do Duo de Violões com Giovano Cunha e Herculano Araújo tocando a música “Magoado” (Dilermando Reis). Seguimos com a Orquestra de Violões da UFC-Sobral apresentando as músicas Tema do Pica-Pau (Kay Kayser, arr.: Marcelo Mateus), Tema da Pantera Cor-de-Rosa (Henry Mancini, arr.: Marcelo Mateus) e, por fim, “Ana Júlia” (Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, arr.: Jonnatha Melo). Os apresentadores do Recital foram Jackson Crispim e Clara Ferreira, que buscaram envolver o público destacando aspectos como a função das vozes, o reconhecimento das músicas e a função do regente.

Seguimos com o momento de Percussão Corporal, no qual os estudantes foram divididos em e 3(três) grupos aos quais, formando vozes musicais, construíram um ritmo em conjunto.

Finalizamos com a Roda de Conversa, na qual indagamos os presentes sobre possíveis perguntas, curiosidades e aprendizados em relação ao Recital Didático. Algumas crianças tiveram curiosidade com o uso Ukulele na orquestra, instrumento similar ao cavaquinho porém com cordas de nylon e som mais suave.

Agradecemos à Osmar de Sá Ponte na pessoa do diretor Cleber Rodrigues e o Vice-Diretor José Brasil pela recepção. Também agradecemos à Secretaria de Educação do município, representada por Herbert Lima (Secretário de Educação), Carolina Farias, Edna Lima, Helainy Ramos e Fernanda Lopes. Também agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC representada por seu diretor, Elvis Matos.

Em especial, agradecemos a contribuição da Orquestra de Violões da UFC-Sobral, em especial a seus regentes Mateus Araújo, Herculano Araújo e Jonnatha Melo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *