Relatório de Atividades
2018-2019
1. O Projeto Música na Escola: breve histórico
O Projeto Música na Escola nasceu em abril de 2018 como uma iniciativa dos professores João Emanoel e Marcelo Mateus, do Curso de Música da UFC em Sobral, em articular apresentações artísticas de grupos musicais já existentes no âmbito universitário em escolas da região de Sobral.
Iniciativas pontuais já ocorriam desde 2013, com apresentações organizadas por professores e estudantes da Licenciatura em Música e diretore(a)s das escolas, especialmente aquelas escolas atendidas pelo Estágio Supervisionado e PIBID-Música.
No entanto, em 2018 buscamos a articulação de um projeto permanente de apresentações artísticas no formato de Recital Didático diretamente com a Secretaria de Educação de Sobral, obtendo assim um maior apoio e a perenidade da ação.
Com a abertura do Secretário de Educação, Professor Herbert Lima em dialogar com a Universidade Federal do Ceará e com o Curso de Música, realizamos uma reunião para apresentar o Projeto Música na Escola. Prontamente este foi bem recebido e apoiado, tendo os meses de maio e junho de 2018 como um período de experiência e adequação das necessidades por parte da SEDUC e UFC. As apresentações ocorreriam às sextas-feiras pela manhã.
Em 29 de junho de 2018, após um semestre de atividades em parceria às sextas-feiras pela manhã, realizamos uma Reunião de Alinhamento com membros do Projeto Música na Escola e da SEDUC-Sobral. Foi um momento de fortalecimento do Projeto no qual a SEDUC reforçou a importância da iniciativa e o apoio às ações (foto abaixo).
No segundo semestre de 2018 conseguimos ampliar as ações para dois turnos: manhã e tarde, sempre às sextas-feiras. Coordenados pelos professores Marcelo Mateus e João Emanoel, O Projeto Música na Escola tinha reuniões as terças-feiras para discussão do diário de campo e orientações gerais, e as sextas-feiras realizávamos os Recitais Didáticos nas Escolas.
Em 03 de abril de 2019 realizamos mais uma Reunião de Alinhamento, apresentando as ações realizadas em 2018 e discutindo possibilidades para 2019. Na ocasião, propomos a ampliação do Projeto para 02 eixos: Recitais Didáticos e Oficinas de Formação, esta última voltada para professores de Artes em atuação na Rede Municipal. A proposta foi bem recebida e logo passamos a trabalhar em conjunto com as formações promovidas pela ESFAPEGE e, após desenvolver junto com os estudantes da licenciatura os conteúdos, formato e material didático das Oficinas, passamos a oferecê-las ao final do primeiro semestre de 2019.
Ao final do primeiro semestre de 2019, no dia 04 de julho, realizamos outra Reunião de Alinhamento, na qual apresentamos o panorama das ações desenvolvidas (agora também com as escolas dos Distritos de Sobral) e organizamos as datas do segundo semestre de 2019 considerando as readequações do Projeto Música na Escola – que passou a concentrar as reuniões de orientações e Recitais Didáticos nas sextas-feiras, diminuindo assim a frequência de Recitais – e as ações programadas pela SEDUC para o mês do Professor em Outubro.
As Oficinas de Formação e os Diálogos Musicais continuaram a ser oferecidos, inicialmente para públicos ligados à UFC no Campus Mucambinho, mas também ampliando para outras parcerias como a Companhia de Teatro 04 Portas na Mesa, o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Prefeitura do Município de Varjota e aos Professores de Artes da Rede Municipal de Educação de Sobral.
Finalizamos o ano de 2019 com quase todas as escolas dos Distritos de Sobral visitadas pelo Projeto Música na Escola, assim como a consolidação das ações de Formação voltadas para os professores de Artes da Rede através das Oficinas oferecidas aos sábados no Bloco Mucambinho da UFC. Um novo encontro entre a SEDUC-Sobral e a UFC-Sobral foi realizado em 06 de março de 2020 para alinhamento das ações do Projeto Música na Escola.
2. As ações em números
3. Produtos gerados
As atividades do Projeto Música na Escola giraram em torno da preparação e realização de Recitais Didáticos e Oficinas de Formação. Estas atividades geraram alguns produtos que podem ser acessados no site do Projeto (musicanaescola.sobral.ufc.br), assim como outros materiais que alimentarão as ações projetadas para 2020. Destacamos:
O formato das Oficinas de Formação, com material original desenvolvidos especialmente para os professores de Artes da Rede Municipal, pensadas para sensibilizar e capacitar os profissionais para realização de atividades de Educação Musical no Ensino Fundamental;
Material Didático para as Oficinas, que puderam servir de material base para atividades na escola;
O Roteiro de Recital Didático do Projeto Música na Escola, gerado a partir das experiências com a SEDUC-Sobral e que se constitui como uma proposta singular de articulação entre escola e comunidade.
4. Contribuições Gerais
Outras contribuições foram possíveis como resultado das ações do Projeto Música na Escola. Muitas vezes constituem-se de aspectos não quantificáveis, mas que impactam significativamente na qualidade da formação dos públicos envolvidos: professores da rede municipal, estudantes da Licenciatura em Música e estudantes da rede municipal de ensino de Sobral. Dentre estas contribuições, podemos destacar:
Uma aproximação dos professores da licenciatura não ligados a ações de estágio com a rotina da Escola de Ensino Fundamental em Sobral, o que impacta na qualidade da formação dos estudantes da Licenciatura em Música;
Um amadurecimento dos estudantes da Licenciatura envolvidos com o Projeto Música na Escola na maneira de visualizar as potencialidades da Educação Musical na Escola Básica;
Aprendizados dos alunos da Licenciatura que participam de grupos artísticos convidados com o formato de Recital Didático e com as crianças, jovens e professores das escolas da Rede municipal;
O fortalecimento da experiência das escolas (direção, professores, estudantes e demais funcionários) na recepção de eventos artísticos como ações de desenvolvimento humano e fruição estética;
O fortalecimento dos laços entre o Curso de Licenciatura em Música da UFC com a Rede de Educação do Município de Sobral;
A disponibilização de uma formação em Música aos alunos da Rede Municipal de Sobral a partir de uma relação direta com o fazer artístico, com atividades didaticamente pensadas na perspectiva de desenvolver conhecimentos a partir da relação estética em apresentações musicais acústicas e ao vivo;
A disponibilização de uma formação prática aos professores de Artes da Rede Municipal, com possibilidades de aplicação direta dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nas Oficinas de Formação e as aulas de Artes da Rede Municipal;
A aproximação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino com a Universidade, estimulando a construção de perspectivas de continuação da formação em nível superior.
5. Lista de Recitais Didáticos realizados
Nº | Data | Escola/Instituição | Grupo Musical | Público |
1 | 20/04/2018 | Gerardo Rodrigues | Camerata de Cordas Dedilhadas | 200 |
2 | 27/04/2018 | Netinha Castelo | Camerata de Cordas Dedilhadas | 150 |
3 | 04/05/2018 | Raul Monte | Orquestra de Violões | 440 |
4 | 11/05/2018 | Trajano de Medeiros | Grupo de Choro Lágrimas da PS | 500 |
5 | 25/05/2018 | Maria José | Vocal UFC | 120 |
6 | 07/06/2018 | Polo de Convivência – Massapê | Camerata de Cordas Dedilhadas e Orquestra de Violões | 60 |
7 | 08/06/2018 | José Parente Prado | Camerata de Cordas Dedilhadas e Orquestra de Violões | 100 |
8 | 22/06/2018 | Auditório UFC-Sobral | Camerata de Cordas Dedilhadas, Orquestra de Violões e Disciplina de Regência. | 50 |
9 | 14/09/2018 (Manhã) | Maria Dias Ibiapina | Quarteto Kees (e Wellington Freitas) | 120 |
10 | 14/09/2018 (Tarde) | Maria Dias Ibiapina | Cantarolando | 110 |
11 | 28/09/2018 (Manhã) | Padre Osvaldo Chaves | Orquestra de Violões da UFC/Sobral. | 120 |
12 | 28/09/2018 (Tarde) | Padre Osvaldo Chaves | Camerata de Cordas Dedilhadas da UFC/Sobral | 65 |
13 | 19/10/2018 (manhã) | Maria Dorilene de Arruda Aragão (Tempo integral) | Camerata de Cordas Dedilhadas da UFC/Sobral | 150 |
14 | 19/10/2018 (tarde) | Gerardo Rodrigues | Vocal UFC | 150 |
15 | 26/10/2018 (manhã) | José Arimatéia (Distrito de Bonfim) | Orquestra de Violões da UFC/Sobral | 70 |
16 | 26/10/2018 (tarde) | Deputado Pery Frota (Distrito de Patriarca) | Grupo de Choro Lágrimas da PS | 110 |
17 | 09/11/2018 (manhã) | Deliza Lopes (Distrito de Patos) | Orquestra Sinfônica da UFC/Sobral – OSUFC | 50 |
18 | 09/11/2018 (tarde) | Deliza Lopes (Distrito de Patos) | Banda do Norte – UFC | 100 |
19 | 23/11/2018 (Manhã) | Manoel Marinho (Distrito de Caioca) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral | 120 |
20 | 30/11/2018 (Manhã) | Leonília Gomes (Distrito de Jaibaras) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral | 250 |
21 | 30/11/2018 (tarde) | Trajano de Medeiros | Grupo de Choro Lágrimas da PS | 150 |
22 | 11/04/2019 | Auditório SEDUC-Sobral (Recital para Diretores das Escolas municipais) | Grupo de Choro | ——- |
23 | 26/04/2019 (manhã) | Osmar de Sá Pontes | Orquestra de Violões da UFC-Sobral | 95 |
24 | 26/04/2019 (tarde) | Osmar de Sá Pontes | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 70 |
25 | 03/05/2019 (manhã) | Paulo Aragão | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 119 |
26 | 03/05/2019 (tarde) | Edgar Linhares | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 550 |
27 | 09/05/2019 | Auditório UFC-Sobral (Alunos da escola João Furtado Filho) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral; Orquestra de Câmara UFC-Sobral; Grupo de Choro da UFC-Sobral; Coral José Furtado. | 100 |
28 | 10/05/2019 (manhã) | José Inácio Gomes Parente (Jordão) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral | 98 |
29 | 10/05/2019 (tarde) | Maria do Carmo Andrade (Salgado dos Machados) | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 159 |
30 | 17/05/2019 (manhã) | Antonio Custódio (Aprazível) | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 134 |
31 | 17/05/2019 (tarde) | Netinha Castelo | Vocal UFC | 163 |
32 | 24/05/2019 (manhã) | Elpídio Ribeiro (São José do Torto) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral; Grupo de Choro da UFC-Sobral | 134 |
33 | 24/05/2019 (tarde) | José Parente Prado | Grupo de Choro da UFC-Sobral | 97 |
34 | 31/05/2019 (manhã) | Elza Cavalcante (Bonfim) | Grupo Kees; Grupo de Choro da UFC-Sobral | 129 |
35 | 31/05/2019 (tarde) | Manoel Marinho (Distrito de Caioca) | Flautário; Grupo de Choro da UFC-Sobral | 94 |
36 | 07/06/2019 (manhã) | Maria de Fátima (Caracará) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral; Marcelo Mateus (violão solo). | 119 |
37 | 07/06/2019 (tarde) | Raul Monte | Cantarolando | 302 |
38 | 23/08/2019 (manhã) | Francisco das Chagas (Rafael Arruda) | Grupo de Choro da UFC-Sobral; Grupo de Cordas “Israel e seus BlueCaps” | 128 |
39 | 23/08/2019 (tarde) | José Leôncio (Baracho) | Grupo de Choro da UFC-Sobral; Marcelo Mateus (solo) | 64 |
40 | 19/09/2019 (manhã) | Maria de Lourdes de Vasconcelos (Aracatiaçu) | Orquestra de Violões da UFC-Sobral; Grupo de Choro da UFC-Sobral | 324 |
41 | 20/09/2019 (tarde) | Raimundo Santana (Jaibaras) | Grupo de Choro da UFC-Sobral; Marcelo Mateus (solo) | 69 |
42 | 19/10/2019 | Centro de Educação à Distância (Mês do Professor) | Grupo de Choro Lágrimas da PS | —— |
43 | 08/11/2019 (manhã) | Maria Dias Ibiapina | Camerata de Violões; Grupo Kees | 152 |
44 | 08/11/2019 (tarde) | Trajano de Medeiros | Prática de Grupo Vocal; Grupo de Choro da UFC-Sobral | 85 |
45 | 18/11/2019 | Auditório UFC-Sobral (Alunos SEDUC e SESC) | Orquestra de Câmara da UFC-Sobral | 70 |
46 | 22/11/2019 | Auditório UFC-Sobral (Alunos da escola José Parente) | Camerata de Violões; Orquestra Sinfônica da UFC-Sobral | 73 |
6. Lista de Oficinas de Formação e Diálogos Musicais Realizados
Nº | Data | Oficina/Projeto | Local | Público |
1 | 6/06/2019 | Oficina Educação Sonora (Residência Pedagógica) | UFC – Mucambinho | 22 |
2 | 12/06/2019 | Oficina Educação Sonora (PIBID) | UFC – Mucambinho | 17 |
3 | 18/06/2019 | Oficina Educação Sonora (EncontraMus) | UFC – Mucambinho | 12 |
4 | 21/06/2019 | Diálogos Musicais: Música e Tecnologia (Anderson Freitas e Danilo Costa) | UFC – Mucambinho | 15 |
5 | 08/07/2019 | Oficina Educação Sonora (Metodologia de Música) | UFC – Mucambinho | 27 |
6 | 10/07/2019 | Oficina Educação Sonora (Pedagogia UVA) | UVA- Betânia | 129 |
7 | 24/08/2019 | Oficina Percussão Corporal (Professores SEDUC-Sobral) | UFC – Mucambinho | 40 |
8 | 31/08/2019 | Oficina Educação Sonora (Pedagogia UVA) | UVA -Betânia | 43 |
9 | 19/09/2019 | Oficina Percussão Corporal (PIBID e Residência Pedagógica) | UFC – Mucambinho | 30 |
10 | 20/09/2019 | Oficina Percussão Corporal (Grupo Cantarolando) | UFC – Mucambinho | 25 |
11 | 28/09/2019 | Oficina Percussão Corporal (Professores SEDUC-Sobral) | UFC – Mucambinho | 30 |
12 | 29/10/2019 | Diálogos Musicais: Música e Empreendedorismo: Tecnologias em Educação Musical (prof. Alan Sales) | UFC – Mucambinho | 50 |
13 | 26/10/2019 | Oficina Educação Vocal e Prática de Canto (Professores SEDUC-Sobral) | UFC – Mucambinho | 25 |
14 | 25/10/2019 | Oficina Educação Vocal e Prática de Canto (Grupo Cantarolando) | UFC – Mucambinho | 13 |
15 | 24/10/2019 | Oficina Educação Vocal e Prática de Canto (PIBID e Residência Pedagógica) | UFC – Mucambinho | 18 |
16 | 18/10/2019 | Oficina Percussão Corporal (Casa 04 Portas na Mesa ) | 04 Portas na Mesa | 6 |
17 | 08/11/2019 | Oficina Educação Sonora (ECOA) | ECOA-Sobral | 5 |
18 | 12/11/2019 | Diálogos Musicais: Construção de Instrumentos Musicais Alternativos (prof. Fernando Souza) | UFC – Mucambinho | 7 |
19 | 19/11/2019 | Oficina Musicalização | Varjota | 16 |
20 | 23/11/2019 | Diálogos Musicais: Construção de Instrumentos Musicais Alternativos (prof. Franklin Wezenrhouer) | UFC – Mucambinho | 6 |
21 | 07/12/2019 | Oficina Construção de Instrumentos Musicais Alternativos (Professores SEDUC-Sobral) | UFC – Mucambinho | 30 |
7. Mídias Sociais
8. Conclusões
O Projeto Música na Escola construiu uma identidade importante nestes 02 anos de atividades. A parceria com a Secretaria de Educação do Município foi essencial para a consolidação e ampliação do Projeto.
No aspecto logístico-operacional, a SEDUC-Sobral organizou a agenda com as escolas, forneceu o transporte entre a UFC e as escolas, assim como divulgou as ações em seu blog. No aspecto interinstitucional, a SEDUC-Sobral ativamente contribuiu para a construção de laços entre o Curso de Música da UFC e a Rede Municipal ao avaliar conjuntamente as ações a cada semestre e propor demandas específicas, trabalhando para o encaminhamentos de todas as propostas do Projeto Música na Escola.
Existe uma complementaridade das ações extensionistas do Projeto Música na Escola com as ações de Estágio Docente (Estágio Supervisionado, Residência Pedagógica e PIBID). Enquanto as referidas ações de Estágio Docente prepara para a atuação em sala de aula, o Projeto Música na Escola ajuda a vislumbrar outras ações complementares baseadas em apresentações artísticas na escola e parceria com outras instituições e setores da sociedade, considerando assim a escola como um espaço cultural de destaque de uma localidade.
Para o ano de 2020, esperamos manter a parceria estabelecida entre os anos 2018 e 2019, amadurecendo as ações do Projeto Música na Escola e, se possível, ampliando as contribuições para a Rede Municipal de Ensino.
Prof. Marcelo Mateus de Oliveira
Prof. João Emanoel Ancelmo Benvenuto
Coordenadores do Projeto Música na Escola
Prof. João Guilherme Nogueira Matias
Diretor do Campus de Sobral – UFC
Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Secretário de Educação – SEDUC-Sobral