Orquestra Sinfônica – OSUFC – 09 de novembro de 2018

  

No dia 09 de novembro de 2018 realizamos, no turno da manhã, mais um Recital Didático do projeto Música na Escola. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral a Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral) se apresentou para os estudantes e professores da Escola Deliza Lopes, no distrito de Patos.

Iniciamos o Recital Didático com uma atividade de Percussão Corporal, para trazer a atenção dos estudantes e estimular a escuta ativa. Em seguida, a orquestra – regida pela professora Dra. Adeline Stervinou – tocou o tema do filme “O fantasma da Ópera” (Andrew Lloyd Webber, arranjo de Johnnie Vinson) , o final da Sinfonia nº 2 (Tchaikovsky) , o tema do filme “O último dos moicanos” (Trevor Jones e Randy Edelman, arr. Willames S. da Costa),  terminando com a música “Tico-Tico”, de Zequinha de Abreu. Pelas proporções limitadas do espaço, a Orquestra acabou ocupando cerca de 75% da sala, o que fez com que as crianças (cerca de 50 jovens) ficassem imersos na na Orquestra e evolvidos com o som. Para finalizar, realizamos uma Roda de Conversa, na qual os  estudantes se mostraram muito atentos para participar. As dúvidas e comentários relacionaram-se ao uso do vibrado no violino, o movimento do corpo dos músicos durante as músicas, o interesse de aprender piano e a importância do trabalho em grupo.

Agradecemos à Escola Deliza Lopes na pessoa da diretora Ivandira Guedes pela ótima recepção. Também agradecemos à Secretaria de Educação do município, representada por Herbert Lima (Secretário de Educação), Carolina Farias e Helainy Ramos. Também agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC representada por seu diretor, Elvis Matos.

Em especial, agradecemos a contribuição da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral, sob a regência da Professora Adeline Stervinou e seus integrantes – incluindo os professores do curso de Música Israel Lopes e Marco Toledo – que generosamente se dispuseram a apresentar este Recital Didático, aproximando os jovens da comunidade de Patos da realidade da Orquestra e, como a diretora destacou ao final, “trazendo um mundo para eles”.

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *