Oficina de Educação Sonora- 24 de agosto de 2019

 

No dia 24 de agosto de 2019, às 8h, nas salas 08 e 09 do Bloco I de Engenharias da UFC, Campus Sobral, a equipe de formação do projeto Música na Escola realizou a oficina de Educação Sonora inspirada na obra do educador musical Murray Schafer, a qual teve como participantes os professores de Artes, professores dos Centros de Educação Infantil e profissionais da Brinquedoteca Municipal da Secretaria de Educação (SEDUC) do município de Sobral, totalizando 40 participantes.

 

A programação do evento iniciou às 8h com o acolhimento e credenciamento dos participantes. Às 8h30min ocorreu o recital da Orquestra de Câmara da UFC Sobral, coordenado pelo Prof. Israel Lopes, apresentando um repertório diversificado que encantou os presentes: Anunciação (Alceu Valença); Skyfall (Adele Adkins e Paul Epworth); Mulher Rendeira (Música popular); Sakura, Sakura (Keiko Yamada) e King´s Court (Susan H. Day). Em seguida, às 9h, iniciou a oficina de Educação Sonora, a qual contemplou atividades de Concentração da Escuta; momentos de Experimentação Sonora e; atividades de Produção Musical. A oficina foi realizada pelos formadores Clara Ferreira, Jackson Crispim, Jheimison Costa, Kariny Kelvia e Myllena Oliveira, sob a orientação do Prof. Dr. João Emanoel Benvenuto, coordenador do eixo de formação do projeto Música na Escola.

 

Além disso, no decorrer do evento foi compartilhado os ambientes virtuais do Facebook (https://www.facebook.com/musicanaescolaufc/) e Instagram (https://instagram.com/musicanaescolaufc/) do Projeto de Pesquisa e Extensão Música na Escola. Também registrar os agradecimentos a Sara Alves, responsável pela diagramação do caderno de atividades em Educação Musical (Módulo 01 – Educação Sonora) e a Fran Nascimento pelo registro fotográfico no decorrer do evento.

Baixe aqui o Caderno de Atividades: Caderno de Ativividades de Música- Módulo Eduação Sonora.

Por fim, a equipe de formação do Projeto Música na Escola agradece o apoio do Secretário de Educação de Sobral Herbert Lima e toda equipe (Edna Lima; Carolina de Farias; Kathleen Arcanjo e Márcio Paiva) e, também, da Secretaria de Cultura Artística da UFC, representada por seu diretor Elvis Matos; ao Prof. Israel Lopes pela prontidão no aceite do convite e; aos professores participantes da oficina pela colaboração e dedicação durante a realização das atividades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *