Marcelo Mateus e Grupo de Choro – 20 de setembro de 2019

No dia 20 de setembro de 2019 realizamos, no turno da manhã, mais um Recital Didático do Projeto Música na Escola. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral o solista Marcelo Mateus e o Grupo de Choro da UFC-Sobral apresentaram-se para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola Raimundo Santana, no distrito de Jaibaras.

O prof. Marcelo Mateus iniciou apresentou as músicas “Devaneiro nº1″(Miranda Golignac), “Inspiração” (Garoto), “Valsinha” (Chico Buarque, arr. Marco Pereira), “Verano Porteño” (Astor Piazzolla) e “Lamentos do Morro” (Garoto) . O Grupo de Choro da UFC-Sobral tocou composições como “Chorinho de Gafieira”(Astor Silva),  “Benzinho” (Jacob do Bandolim), “Na Glória” (Raul de Barros) e “Paraquedista”(José Leocádio Silveira) e “Santa Morena” (Jacob do Bandolim). Foram abordados aspectos como o nome dos diferentes instrumentos, a função dos instrumentos no grupo musical, a percepção da melodia e acompanhamento em música, assim como andamento musical e suas variações.

A apresentação do Recital ficou à cargo de Eliduane Ponte e Jonnatha Melo, que buscaram envolver o público destacando aspectos como a função das vozes/instrumentos e outros aspectos musicais como estilo, nomes de instrumentos, percepção de melodia e acompanhamento.

Seguimos com o momento de Percussão Corporal, no qual os estudantes fizeram um rápido jogo de imitação diferentes tipos de batida de palmas.

Finalizamos com a Roda de Conversa, na qual indagamos os presentes sobre possíveis perguntas, curiosidades e aprendizados em relação ao Recital Didático.

Agradecemos à Escola Raimundo Santana na pessoa do Coordenador Carlos Henrique pela recepção. Também agradecemos à Secretaria de Educação do município, representada por Herbert Lima (Secretário de Educação), Carolina Farias, Edna Lima e Halainy Ramos. Também agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC representada por seu diretor, Elvis Matos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *