Orquestra de Violões – 07 de junho de 2019 (manhã)

No dia 07 de junho de 2019 realizamos, no turno da manhã, mais um Recital Didático do projeto Música na Escola. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral  a Orquestra de Violões da UFC-Sobral apresentou-se para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola de tempo integral Maria de Fátima, no distrito de Caracará.

Iniciamos o Recital Didático sendo recebidos pelo grupo de flautas da Escola Maria de Fátima, orientados pelo professor Luciano. A Orquestra de Violões acompanhou o Grupo de Flautas  com as músicas “Asa Branca” e “Eu só quero um xodó” (Luiz Gonzaga).

Seguimos com a Orquestra de Violões, sob regência de Herculano Moreira e Jonnatha Melo, que apresentou as músicas Tema do Pica-Pau (Kay Kayser, arr.: Marcelo Mateus), Tema da Pantera Cor-de-Rosa (Henry Mancini, arr.: Marcelo Mateus), Tema da série Game of Thrones (Ramin Djawadie/ arr.: Herculano Moreira e Marcelo Mateus), “Conquest of Paradise” (Vangelis/ arr. Marlo), “Ana Júlia” (Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante, arr.: Jonnatha Melo), “Lamento Sertanejo” (Gilberto Gil e Dominguinhos/arr: Denis Paz) e “Vem dançar o mestiço”(Arr. Herculano Moreira). Em seguida, o prof. Marcelo Mateus tocou solo duas músicas: “Verano Porteño”(Astor Piazzolla) e “Lamentos do Morro” (Garoto).  A apresentação do Recital ficou à cargo de Marcelo Mateus, que buscou envolver o público destacando aspectos como a função das vozes, a diferença entre acorde e nota, noções de dinâmica e intensidade.

Seguimos com o momento de Percussão Corporal, no qual os estudantes fizeram um rápido jogo de imitação.

Finalizamos com a Roda de Conversa, na qual indagamos os presentes sobre possíveis perguntas, curiosidades e aprendizados em relação ao Recital Didático.

Agradecemos à Escola Maria de Fátima na pessoa da diretor Robério pela acolhedora recepção. Também agradecemos à Secretaria de Educação do município, representada por Herbert Lima (Secretário de Educação), Carolina Farias, Edna Lima e Helainy Ramos. Também agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC representada por seu diretor, Elvis Matos.

Em especial, agradecemos a contribuição dos integrantes da Orquestra de Violões representados em seus regentes Jonnatha Melo, Mateus Araújo e Herculano Moreira.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *