No dia 26 de abril de 2019 realizamos, no turno da tarde, mais um Recital Didático do projeto Música na Escola. Em parceria com a Secretaria de Educação do município de Sobral Grupo de Choro da UFC-Sobral se apresentou para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola Osmar de Sá Ponte.
O Grupo de Choro da UFC-Sobral apresentou as músicas “Diabinho Maluco”(Jacob do Bandolim), “Evocação à Jacob” (Avena de Castro), “Benzinho”(Jacob do Bandolim) e “Acariciando” (Abel Ferreira). Os apresentadores do Recital foram Marcelo Mateus e Clara Ferreira, que buscaram envolver o público destacando aspectos como as origens do Choro, as funções dos instrumentos no regional, destacando o dia do Choro: 23 de abril de 2019.
Seguimos com o momento de Percussão Corporal, no qual os estudantes fizeram um rápido jogo de imitação. Em seguida, foram divididos em e 2 (três) grupos aos quais, formando vozes musicais, construíram um ritmo em conjunto.
Finalizamos com a Roda de Conversa, na qual indagamos os presentes sobre possíveis perguntas, curiosidades e aprendizados em relação ao Recital Didático. Os jovens se sentiram pouco motivados a perguntar, mas ainda assim indagaram sobre a classificação do choro dentro da chamada MPB (música popular brasileira) e um professor perguntou sobre a evidência do choro no cenário musical nacional.
Agradecemos à Osmar de Sá Ponte na pessoa do diretor Cleber Rodrigues e o Vice-Diretor José Brasil pela recepção. Também agradecemos à Secretaria de Educação do município, representada por Herbert Lima (Secretário de Educação), Carolina Farias, Edna Lima, Helainy Ramos e Fernanda Lopes. Também agradecemos o apoio da Secretaria de Cultura Artística da UFC representada por seu diretor, Elvis Matos.
Em especial, agradecemos a contribuição Grupo de Choro da UFC-Sobral, em especial integrantes que puderam comparecer: Giovano Cunha, Neucleber Ribeiro, Laídia Evangelista e Marcelo Mateus.